Blog Megaplay

02/05/2018

Reconhecimento na profissão ou retorno financeiro: o que é mais importante?

Reconhecimento na profissão ou retorno financeiro: o que é mais importante?

Muitas pessoas vivem em busca de um objetivo financeiro, acreditando que essa seja a fórmula da felicidade, entretanto, é preciso entender que outros fatores também são necessários para garantir a satisfação na vida, e o reconhecimento na profissão é um deles.

Ser valorizado dentro da empresa e reconhecido por seu trabalho faz com que a motivação nas tarefas aumente, sendo positivo para sua realização profissional, pessoal e financeira. Sendo assim, é importante buscar um equilíbrio entre essas duas ambições.

No post de hoje, nos aprofundaremos nesse assunto. Acompanhe. 

Retorno financeiro

O retorno financeiro é o fator prioritário para muitas pessoas, e isso acontece logo no início da carreira. Diante da indecisão sobre a profissão, muitos jovens priorizam aquelas com melhores cargos e salários, sem analisar a fundo se a atividade está alinhada com seus talentos, valores e desejos.

Priorizar a questão financeira não é algo ruim, porém, trabalhar exclusivamente pelo salário, sem ter reconhecimento na profissão e perspectiva de crescimento pode tornar a satisfação profissional e pessoal difícil de ser alcançada, além de gerar frustração e desmotivação com as tarefas exercidas no dia a dia.

Por isso, é importante investir no autoconhecimento ainda na juventude, para que você possa entender o que traz realização para sua vida em todos os aspectos e tomar uma decisão de forma mais consciente.

Reconhecimento na profissão

O reconhecimento na profissão é fator de motivação no ambiente corporativo, e traz resultados positivos para os trabalhadores e para empresa, afinal, quem não gosta de ser reconhecido por sua competência e atividades realizadas, não é mesmo?

Além disso, ela não benéfica apenas no aspecto profissional, a motivação no trabalho agrega satisfação em outras áreas da vida, contribuindo para sua felicidade. Por outro lado, quem enfrenta dificuldades ou frustração no trabalho percebe a interferência na vida familiar, na saúde física e emocional e nos relacionamentos interpessoais, gerando sentimentos como insegurança, irritação, cansaço, entre outros.

Diante disso, não é difícil conhecermos ou ouvirmos histórias de profissionais que deixaram uma carreira sólida para se dedicar a uma nova profissão que estivesse alinhada com seus gostos e interesses.

Qual a sua motivação?

Cada pessoa tem uma forma de se sentir motivada, alguns priorizam o retorno financeiro, outros o reconhecimento profissional, entretanto, uma ambição não deve excluir a outra - pelo contrário, é preciso encontrar um meio termo para poder equilibrar as expectativas e as recompensas.

Descobrir como manter esse equilíbrio pode ser um desafio para muitas pessoas, e isso passa, principalmente, pelo processo de autoconhecimento e análise da carreira, já que é preciso entender o que se quer, onde se quer chegar, quais os elementos são prioritários em sua vida e como alcançá-los.

O coaching pode ser uma excelente ferramenta nesse processo. Com técnicas específicas, você poderá se conhecer mais profundamente, identificar seus pontos forte e fracos e definir as estratégias para ter uma vida melhor e, assim, atingir a realização profissional e financeira em sua área atual, ou, caso seja necessária, em uma transição de carreira.

O reconhecimento na profissão tem grande importância em nossas vidas e ele não deve ser colocado em segundo plano, sendo assim, busque alinhar esses dois fatores em seu dia a dia.

Voltar
Compartilhe
Comentários

Coaching de reconhecimento

Somos certificados

Somos certificados: International Coaching Community
Somos certificados: Lambent
MAIS DEPOIMENTOS