Blog Megaplay

09/05/2018

Você está preparado para fechar um ciclo da vida?

Você está preparado para fechar um ciclo da vida?

Muitas pessoas desejam fechar um ciclo e iniciar outro, seja na profissão ou na vida pessoal, contudo, grande parte delas não sabe por onde começar ou ainda fica insegura sobre essa decisão. Isso também acontece com você?

As mudanças são normais e contribuem para nossa evolução em diferentes aspectos. Ao longo de nossas vidas, passamos por diversas transformações. Na fase da infância e adolescência, até a fase adulta, por exemplo, enfrentamos mudanças físicas, de ideais, gostos, comportamento, entre outras, e elas continuam acontecendo no decorrer dos anos.

O processo de transição é comum e, muitas vezes, inevitável, entretanto, algumas pessoas encontram dificuldades em perceber os sinais de mudança, tomar o controle da vida e direcioná-la para aquilo que realmente desejam.

No artigo de hoje, vamos fazer uma reflexão sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Por que fechar um ciclo e começar outro?

Quando o sentimento de insatisfação ou frustração aumenta, ou, ainda, nos deparamos com momentos de decisões, nos sentimos mais motivados ou propensos a fechar um ciclo e dar início a outro, como uma transição na carreira, modificações no relacionamento, na rotina familiar, entre outros casos.

Algumas pessoas consideram esse processo como um fracasso, entretanto, é importante esclarecer que encerrar uma etapa representa uma oportunidade de crescimento e abre portas para novas realizações. É preciso se desprender daquilo que não faz mais sentido em sua vida, ou que ficou no passado, para focar a energia no que te trará satisfação e bem-estar.

A diferença entre esses dois aspectos está no reconhecimento dos sinais de que um ciclo chegou ao fim e outro deve ser iniciado. Na vida profissional, por exemplo, isso pode acontecer quando não há perspectiva de crescimento no trabalho atual, ou se você não se sente desafiado e motivado com as atividades.

Quem não enfrenta ou promove mudanças fica estagnado e perde a chance de se aprimorar na vida, por isso, é necessário fazer uma reflexão profunda e constante para identificar o que você precisa modificar e estabelecer ações para isso.

Como fazer uma mudança de vida?

Algumas vezes, as mudanças passam despercebidas e se caracterizam por uma adaptação ao ambiente, às pessoas ou situações, por exemplo. No entanto, para ter mudanças significativas na vida, em muitos casos, é preciso tomar uma atitude para isso.

Se você deseja fechar um ciclo para iniciar outro, precisa fazer uma reflexão para tomar uma decisão assertiva. Não há uma fórmula pronta de como fazer isso, cada pessoa passará por essa transição de uma maneira diferente e em determinado tempo. Contudo, a principal atitude é o desejo de mudar.

A partir do momento que você percebe isso, tem condições de analisar sua vida, seus valores e personalidade para idealizar mudanças e definir metas e objetivos que estejam alinhadas com seu perfil, e com aquilo que você deseja.

Dessa forma, o primeiro passo é o autoconhecimento: é preciso saber onde você se encontra, onde almeja chegar e quais são as modificações necessárias para que isso aconteça no momento atual e em longo prazo. Qual seu propósito de vida? Você está satisfeito com seu trabalho? Seu relacionamento está como você deseja? Precisa de uma guinada em sua carreira? Esses são alguns exemplos de indagações que podem te auxiliar nesse processo.

Buscar inspirações em pessoas de sucesso, conhecimento em livros e palestras ou apoio com profissionais especializados também são atitudes positivas e que contribuem, e muito, para isso.

Como o coaching pode te ajudar nesse processo?

Muitas vezes, encontramos dificuldades em definir aquilo que realmente desejamos para e como alcançar, dessa forma, contar com um treinamento de coaching é extremamente positivo para quem deseja fechar um ciclo e aplicar mudanças na vida, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

O coach tem a missão de direcionar os participantes para que eles encontrem as melhores formas de concretizar suas metas e objetivos. Portanto, o profissional irá te conduzir para que você se conheça melhor, perceba o que precisa mudar e como executar isso.

O coaching poderá agregar transformações positivas na sua vida, pois as ferramentas e técnicas aplicadas durante as sessões auxiliam na organização, gestão de tempo, definição de metas, autoconhecimento, análise de força e fraquezas, desenvolvimento de novas habilidades, entre outros benefícios.

Fechar um ciclo e se preparar para novos desafios é uma etapa fundamental para quem busca evolução e satisfação na vida em diferentes áreas. Sendo assim, não deixe de aplicar mudanças em sua vida!

Fechar ciclos faz parte de qualquer caminhada. Saiba como o Coaching pode te ajudar.

Voltar
Compartilhe
Comentários

Coaching de reconhecimento

Somos certificados

Somos certificados: International Coaching Community
Somos certificados: Lambent
MAIS DEPOIMENTOS