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25/05/2018

Como funciona o coaching executivo ou de equipes?

Como funciona o coaching executivo ou de equipes?

Como funciona o coaching

A vida corporativa é repleta de desafios, e é importante que os profissionais busquem formas de se desenvolver e se adaptar a um mercado que está cada vez mais competitivo e exigente. Diante disso, entender como funciona o coaching e aplicá-lo em sua rotina pode ser extremamente positivo para sua vida profissional e seu negócio.

O coaching executivo ou de equipes são modalidades voltadas para desenvolver e capacitar profissionais de forma que eles contribuam mais ativamente para o sucesso da empresa. Quer entender como o processo acontece e como funciona o coaching? Acompanhe.

O que é o coaching executivo e de equipes

Há diversas modalidades dentro do coaching que podem ser aplicadas para que o participante consiga definir metas e objetivos em áreas específicas da vida. O coaching de vida, por exemplo, auxilia as pessoas que desejam estabelecer um projeto de vida, melhorar o relacionamento familiar, em questões espirituais e de saúde, entre outras abordagens.

Já o coaching executivo ou de equipes é voltado para empreendedores e profissionais que precisam aprimorar suas habilidades para se destacar no mercado. Ele pode ser aplicado com líderes, gestores e equipes para melhorar competências emocionais e comportamentais, e no alcance de metas e objetivos de forma mais eficiente.

Benefícios dessas modalidades

Hoje em dia, algumas empresas já sabem como funciona o coaching e investem nesse treinamento para desenvolver líderes e equipes, contribuir com a motivação e engajamento dos funcionários e obter resultados positivos em um curto período.

Nós já falamos por aqui sobre o coaching executivo, por isso, vamos abordar resumidamente os principais benefícios:

  • Produtividade;
  • Alinhamento de valores individuais e organizacionais;
  • Definição de metas claras e mensuráveis;
  • Classificação do estilo de lideranças;
  • Desenvolvimento de habilidades executivas.

Já o coaching de equipes pode ser positivo para a empresa de diferentes formas:

  • Melhoria do relacionamento entre os executivos e membros de uma equipe;
  • Alinhamento entre os objetivos individuais e da organização;
  • Produtividade da equipe;
  • Aumento da motivação e engajamento;
  • Solução de conflitos entre membros do time;
  • Foco em meta e resultados.

Esses são alguns benefícios do coaching dentro do ambiente empresarial. Quando os profissionais trabalham motivados e alinhados com os valores e objetivos da companhia, isso contribui positivamente para os resultados do negócio.

Como funciona o coaching

Agora que já falamos sobre as principais vantagens do treinamento, chegou a hora de explicar como funciona o coaching. O processo das duas modalidades é realizado semelhantemente - nele o coach guiará as equipes e/ou o profissional para que alcancem os resultados desejados. Veja a seguir as principais etapas do treinamento de coaching executivo ou de equipes:

Etapa 1

Na seção inicial, é feito um levantamento das necessidades da empresa em relação ao papel do executivo ou da equipe, definição de metas e mensuração de resultados com o gestor direto ou o RH. Depois, há uma sessão com o coachee (participante).

Nessa etapa, o coach identifica as competências, habilidades e o que precisa ser aprimorado para alinhar as expectativas da empresa com o potencial da equipe.

Etapa 2

A etapa 2 consiste nas sessões de coaching, elas são divididas em cerca de 10 encontros com 1h30 de duração, que podem ser feitas de forma presencial ou semipresencial, com alguns encontros por videoconferência.

Nessa etapa, o coach orienta os participantes para que eles consigam definir tarefas alinhadas com as metas a serem alcançadas, bem como o plano de ação para tanto. Além disso, podem ser aplicadas técnicas e ferramentas para avaliação de competências e necessidades da equipe, autoconhecimento, melhoria no relacionamento interpessoal, etc.

Etapa 3

Essa parte está relacionada às reuniões de check-point e de encerramento. No primeiro caso, pode haver entre 2 a 3 encontros para acompanhamento, quando serão feitos os feedbacks e as discussões sobre as evoluções, problemas, tarefas realizadas e pendentes, remarcações e redefinição de metas, se necessário. A reunião de encerramento é realizada após a última sessão do treinamento para apresentação do relatório de avaliação dos participantes.

Ao longo deste artigo, mostramos como o treinamento é realizado e os resultados positivos que ele pode agregar para o desenvolvimento dos profissionais e da organização. Agora que você já sabe como funciona o coaching, o que acha de aplicá-lo em sua empresa?


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