Blog Megaplay

25/07/2018

5 ladrões de produtividade que podem atrapalhar seu trabalho

5 ladrões de produtividade que podem atrapalhar seu trabalho

Se você sente que está faltando tempo para concretizar suas tarefas profissionais, talvez precise ficar atento aos ladrões de produtividade. Isso porque alguns comportamentos ao longo do dia podem atrapalhar a gestão de seu tempo e prejudicar seu desempenho.

A produtividade está relacionada muito mais ao que você faz com seu tempo disponível do que a quantidade dele. Sendo assim, para obter bons resultados e alcançar seus objetivos, é importante usar seu tempo com sabedoria, de forma produtiva, e ficar longe das distrações. Quer saber quais são os principais ladrões de produtividade? Acompanhe.

1. Distrações

As distrações no trabalho são um dos principais ladrões de produtividade. Pausar a tarefa para conferir as redes sociais ou engatar conversas paralelas com o colega ao lado, por exemplo, são atitudes que podem atrapalhar o andamento das atividades e fazer com que você perca horas preciosas ao longo do dia.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site CareerBuilder com profissionais americanos, o celular, a internet e as fofocas são os maiores vilões da produtividade no ambiente de trabalho.

Embora a tecnologia e os smartphones sejam positivos em muitas situações, é preciso ficar atento quanto ao uso deles durante o expediente. A navegação na internet, ou nas redes sociais, pode tomar muitos minutos do dia, e por mais que intenção seja conferir as notícias e os aplicativos rapidamente, a chance de você passar de um link para outro e perder o foco é grande.

2. Falta de planejamento

A falta de planejamento é outro fator que prejudica seu desempenho no trabalho. Quando você não define o que precisa fazer ao longo do dia e as prioridades de cada tarefa, o risco de se distrair com outros assuntos ou procrastinar a entrega do trabalho são maiores - dessa forma, o que seria concretizado em 1 hora pode se arrastar ao longo de todo o dia.

Por isso, uma dica para quem deseja melhorar a produtividade é fazer uma lista com as atividades do dia e a importância de cada uma delas.

3. Ambiente de trabalho inadequado

Se o local de trabalho não for adequado, ele pode se tornar um dos ladrões de produtividade. Mesa desorganizada, infraestrutura ruim, interrupções de colegas ou do telefone, por exemplo, são exemplos de fatores que atrapalham a concentração e o desempenho ao longo do dia.

Quem trabalha em home office também enfrenta um desafio nesse sentido, além de precisar administrar bem o tempo para as tarefas profissionais e pessoais, é importante que o profissional tenha um ambiente adequado e longe de distrações.

4. Procrastinação

Outro comportamento que afeta a produtividade é a procrastinação. Ao adiar a realização de tarefas prioritárias, focar a atenção na resolução de problemas pessoais ou se distrair com redes sociais, por exemplo, os compromissos se acumulam e fica difícil atender aos prazos. Diante disso, é comum que os procrastinadores sintam necessidade de mais horas no dia para realizar o que precisam.

Para combater esse hábito, é fundamental ter disciplina e manter o foco com as tarefas, além de criar uma lista de prioridades das atividades.

5. Reuniões longas

Por fim, o último item dessa lista de ladrões de produtividade são as reuniões. Todo profissional, certamente, já participou de uma reunião longa para resolver assuntos que poderiam ser feitos por e-mail ou em poucos minutos, concorda?

Quando o encontro não tem objetivo e horário definidos e conta com muitos participantes, é comum que as pessoas percam o foco e ele se prolongue mais do que o planejamento, interferindo na agenda e na produtividade de todos.

Dessa forma, ao organizar uma reunião, procure estabelecer horário de início e fim, defina os objetivos e tópicos e prepare a pauta com antecedência para que o encontro seja rápido e eficaz.

Para ter bons resultados e alcançar os objetivos estabelecidos, é essencial identificar e combater os ladrões de produtividade, e esperamos que essa lista o ajude nessa missão!

Além da produtividade, outros fatores são importantes para a vida profissional. Confira nosso próximo artigo e veja o que os profissionais de sucesso têm em comum!


Voltar
Compartilhe
Comentários

Coaching de reconhecimento

Somos certificados

Somos certificados: International Coaching Community
Somos certificados: Lambent
MAIS DEPOIMENTOS