Tudo sobre coaching

10 principais dúvidas sobre o processo de coaching

Tempo de leitura:  8min 14 seg.

Se preferir ouça:

coaching, apesar de já estar bastante consolidado, ainda gera dúvidas a respeito da eficácia e sobre como funciona o processo em si.

Por isso, selecionamos e respondemos os 10 principais questionamentos sobre o coaching para que você entenda, de uma vez por todas, como ele pode lhe ajudar na sua vida pessoal e profissional. Acompanhe.

O que é Coaching?

É uma metodologia que envolve um conjunto de técnicas, conhecimentos e ferramentas para potencializar o alcance de resultados. A finalidade é encontrar soluções para atingir as metas estabelecidas previamente com o cliente, e o coaching pode ter foco no âmbito profissional, pessoal, social, familiar, empresarial entre outros.

Quanto tempo dura um processo de Coaching e uma sessão?

O processo, ao todo, dura, em média, 3 meses ou 10 sessões. Cada sessão, por sua vez, geralmente possui 1 hora e 30 minutos.

Como funciona uma sessão de Coaching?

Uma sessão de coaching é como uma conversa, e nela são abordados assuntos pertinentes para que o cliente encontre o seu rumo e atinja suas metas e objetivos. Por isso, alguns exercícios podem ser aplicados, além de haver um feedback e fechamento dos assuntos abordados. As tarefas também fazem parte do processo, e devem ser feitas sempre até a próxima sessão.

Coaching é como terapia ou aconselhamento?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes e por isso é importante frisar que o coaching e terapia são muito diferentes. A primeira procura dar foco no passado do indivíduo, já o coaching, por sua vez, não foca naquilo que já foi vivido até então.

O processo tem como objetivo auxiliar o cliente a atingir metas e a encontrar suas próprias soluções, focando no presente e futuro.

Coaching se aplica somente à área profissional?

Se você tem dúvidas sobre a aplicação do coaching, saiba que qualquer indivíduo que queira aprimorar suas habilidades e partir em uma jornada de autoconhecimento pode se beneficiar do processo, logo, ele não se aplica apenas a executivos e nem somente ao âmbito profissional.

Existem profissionais voltados para os mais diversos objetivos, como para emagrecimento, equilíbrio e bem-estar, de relacionamentos, espiritual, financeiro, executivo, de carreira, para equipes e por aí vai.

Quais são as capacidades e competências desenvolvidas no processo de coaching?

Tudo depende das metas e objetivos individuais, mas algumas das capacidades e competências desenvolvidas, são investigação, reflexão, autoconhecimento, equilíbrio emocional, foco, feedback realista e clareza.

É possível resolver várias questões e definir objetivos durante o coaching?

Um dos pilares do coaching é o foco. Portanto, é preciso definir apenas um objetivo por processo de coaching (mas a boa notícia é que você pode fazer quantos processos quiser ao longo da vida!). É importante ressaltar, contudo, que o coaching tem o chamado Efeito Dominó. O que isso quer dizer? Que a partir do momento em que o cliente aprimora sua performance e habilidades, ele consegue atingir resultados positivos em diversas áreas de sua vida, profissão ou empresa.

[BAIXE GRÁTIS – Planilha Criação de Metas e Plano de Ações – Clica aqui para acessar]

O profissional pode contar ao chefe e RH sobre o processo do cliente, se for dentro da empresa?

Essa é uma das dúvidas que afastam as pessoas do coaching, mas sem motivo, já que o coaching possui o princípio de confidencialidade. As únicas informações que podem ser divididas com o seu chefe e com o RH são sobre sua participação no processo, ou seja, se você está realizando as tarefas, se está tendo um resultado positivo, se está comprometido com os objetivos.

As conquistas e fracassos são de responsabilidade do profissional?

Não! A responsabilidade é somente do cliente. Isso porque o profissional nunca irá dizer o que deve ser feito, e as decisões não são tomadas por ele.

Por isso, você deve estar 100% comprometido com seu objetivo. Neste contexto, o coach auxilia a descobrir o que realmente importa para você em uma jornada de autoconhecimento. Por outro lado, ele pode auxiliá-lo a minimizar riscos caso você fracasse e a encontrar novas soluções.

Coaching é a mesma coisa que recolocação profissional?

Não. Apesar de alguns profissionais atuarem com recrutamento e seleção, o que gera algumas dúvidas, coaching e recolocação profissional, não são a mesma coisa. Existe, contudo, um processo de coaching voltado para quem deseja se recolocar no mercado, que é o Coaching de Carreira.

Nesse processo, é montada uma estratégia para que você mude, encontre um novo emprego, seja promovido para um novo cargo ou, então, para que se torne um empreendedor. O coach dará o auxílio que você precisa baseado no seu objetivo.


Leia também:

Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , ,

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →