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Se preferir ouça:
Diagnóstico é um termo muito utilizado na medicina para avaliar uma doença ou condição física e mental.
Um bom diagnóstico não deve levar apenas os sintomas, mas também o histórico do doente.
E todas estas afirmações você pode encontrar no site “Significados”.
O Diagnóstico Empresarial tem o mesmo princípio: avaliar as condições da empresa nas áreas mais importantes do negócio como: a estratégia, as finanças, o marketing, a operação e a gestão de pessoas.
O que acontece em uma empresa muitas vezes é parecido com o que acontece na vida de uma pessoa.
Quem um dia já não foi a uma farmácia, olhou para aquele atendente simpático e pediu um “remedinho” para resolver aquela “dorzinha”?
A dor passa e depois de um certo tempo ela aparece mais forte.
Aquela dor se torna incontrolável e mesmo a contragosto temos que ir ao médico.
E quando isso acontece, na grande maioria das vezes ouvimos aquilo que não queríamos e em até alguns casos, aquela “dorzinha” é um sintoma de um problema irreversível.
O risco do autodiagnostico mascara os sintomas, atrasa o tratamento efetivo e causa intoxicação.
Em uma empresa, não importa o tamanho, a situação não é tão diferente.
Primeiro aparece um problema ou uma situação indesejada.
As pessoas observam espantadas, as vezes até inconformadas e tão rapidamente quanto o aparecimento da questão, não faltam aquelas para apontar:
- Um culpado: Ah, isso aconteceu por causa do “João”. O “João” é um grande problema. Já passou a hora de dispensá-lo;
- A agressividade e a falta de ética da concorrência;
- A falta de colaboradores engajados com o negócio ou com as ideias do gestor;
- A falta de dinheiro em caixa para fazer os investimentos necessários;
- A situação econômica ou política;
- O atraso na produção;
- As promessas nem sempre verdadeiras da equipe de vendas;
- Ou mesmo a mudança de planos de última hora devido ao momento em que a empresa vive.
Uma pesquisa realizada pela Endeavor apontou os 5 principais desafios do empreendedor:
- Gestão de pessoas;
- Gestão financeira;
- Burocracia;
- Inovação;
- Marketing e vendas.
Como já sabemos, a palavra desafio está relacionada ao ato de provocar alguém incitando a luta, claro com o objetivo de vencer.
Se não for para vencer então é melhor não combater, não é mesmo?
O problema não está atrelado ao combate ou desafio em si, pois como já está escrito na bíblia (Eclesiastes 9.4): enquanto há vida, há esperança.
O problema é quando tentamos resolver os problemas da empresa da mesma forma como a de quem vai na farmácia buscar “aquele remedinho mágico” o que acaba muitas vezes gerando:
- Dificuldade em alinhar a equipe as estratégias da organização;
- Falta de transparência;
- Centralização na tomada de decisões;
- Falta de foco;
- Retrabalho;
- Insatisfação generalizada;
- Perda do controle;
- Aumento das despesas;
- Diminuição das vendas;
- Excesso ou falta de estoque;
- Produtos desalinhados com o perfil do consumidor, dentre vários outros.
Como já descrevemos aqui: o autodiagnostico mascara os sintomas ou atrasa o tratamento efetivo.
Será que o problema é:
- O “João” ou a gestão de pessoas?
- A situação econômica ou a gestão financeira?
- A concorrência ou o planejamento de marketing?
- O cliente ou a gestão de vendas?
- A qualidade do fornecedor ou a falta de processos?
São perguntas que se refletidas com calma, atenção e técnica podem gerar inúmeras respostas, talvez não tão “gostosas” de se ouvir, mas se consideradas de forma imparcial podem fazê-lo a gerar ações para que o tratamento seja efetivo.
Agora o oposto também é verdadeiro: se não forem respondidas com justiça, podem levar a intoxicação generalizada, gerando crenças limitantes, ou seja, acabar acreditando em algo que talvez não seja o real problema da organização como o “João” neste exemplo.
Através do Diagnóstico Empresarial é possível:
- Descobrir o grau de maturidade do seu negócio;
- Identificar seus pontos fortes e fracos;
- Identificar as ameaças e oportunidades;
- Alinhar a cultura da organização;
- E tomar decisões mais eficientes.
Lembre-se: enquanto há vida, há esperança!
Manter o foco, saber onde está e onde se quer chegar, e acreditar sempre podem fazer a diferença, não importando a situação do momento.
Claro que exige esforço, muita negociação, sangue frio e decisões, mas já que é para lutar, pense sempre em vencer.
Se o seu negócio existe, significa que ele é importante, então acredite sempre!
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Lembre-se! Se sua empresa não sabe onde está e não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, incluindo aqueles que não geraram sucesso.
Temos certeza que você e seu negócio podem e merecem mais conquistas sempre.
Boa sorte!