Performance Empresarial

4 fatores que podem comprometer o resultado da sua empresa

4 fatores que podem comprometer o resultado da sua empresa

Tempo de leitura: 6min 17seg.

Se preferir ouça:

Você montou ou já possui um negócio, investiu em recursos materiais e humanos e ainda está com dificuldades para atingir resultados? Não se desespere, esse problema é mais comum do que você imagina, e pode ter diversas razões.

Mais do que criar uma empresa e ter um sucesso inicial, é preciso ficar atento a fatores que podem comprometer os resultados do seu negócio. Confira:

Primeiro: Criar e aprimorar seu plano de negócios

O plano de negócios é um instrumento importante para que você consiga atingir resultados na empresa, porém, muitas vezes, os empreendedores não compreendem que ele é um documento vivo, sendo assim, além de criá-lo para garantir o sucesso de qualquer companhia, ele precisa ser atualizado e adaptado constantemente para alcançar as metas e objetivos, alcançando o lucro e promovendo o crescimento da empresa.

[Precisa definir suas metas e objetivos e tem dificuldades? – Baixe grátis – Planilha para Criação de Metas e Objetivos clicando aqui]

A análise do perfil do público alvo, os interesses deles, as ferramentas de comunicação mais adequadas e a inovação de produtos e serviços, por exemplo, são fatores que precisam ser verificados de forma frequente para que você consiga alcançar seu público e atingir os resultados esperados.

Um coaching pode ajudá-lo a elaborar o plano de negócios e, também, avaliar as necessidades de melhorias a partir da análise de pontos fracos e fortes da empresa, da equipe e de seu perfil como empreendedor.

Segundo: Falta de divulgação

Outro fator que pode comprometer os resultados é a falta de divulgação ou a utilização de canais de comunicação inadequados. É preciso conhecer o perfil de seu público e saber onde ele está para investir em ferramentas eficientes.

A divulgação em canais digitais com anúncios patrocinados, por exemplo, pode ser positiva para negócios de diversos portes e segmento, entretanto, é importante segmentar o público e adotar um tom de comunicação adequado para ele.

Terceiro: Desempenho da equipe para atingir resultados

A atuação da equipe também pode lhe impedir de atingir resultados. Dessa forma, além de fazer uma boa contratação, com profissionais competentes e alinhados à missão e aos valores da companhia, é necessário acompanhar o trabalho da equipe, fornecendo feedbacks para que os colaboradores possam melhorar a atuação e investir em treinamentos para aprimorar as habilidades dos funcionários.

Treinar e manter profissionais competentes na equipe é uma das principais dificuldades de muitos empresários, e o investimento em técnicas e ferramentas para gestão de pessoas é uma forma de superar esse obstáculo. O coaching para equipe, por exemplo, pode ser uma excelente alternativa, pois o treinamento possibilita a análise do perfil da equipe e o desenvolvimento de competências significativas para o desempenho dos funcionários.

Quarto: Problemas de gestão empresarial

Muitas empresas e empreendedores tem dúvidas sobre o que é gestão empresarial.

A gestão empresarial é um assunto que deveria interessar a negócios de todos os tamanhos.

A gestão empresarial é uma estratégia para levar os negócios a melhores resultados seja na área financeira, na área de pessoas, vendas ou qualidade.

Principalmente nas pequenas empresas onde há mais para se fazer do que pessoas para executar o desafio é ainda maior, pois a falta de planejamento estratégico baseado em dados muitas vezes leva o empresário a tomar decisões equivocadas.

A administração financeira e da equipe por exemplo têm um impacto significativo no processo de atingir resultados. Sendo assim, é importante que você avalie seu papel como gestor para buscar melhorias em sua atuação como: aquisição de softwares, apoio de empresas de contabilidade ou treinamento de pessoal.

Por outro lado, se a dificuldade for em relação à gestão de pessoas, será necessário aprimorar suas habilidades de liderança para motivar a equipe, fornecendo feedback construtivos, incentivar o engajamento, entre outros aspectos, e o coaching também pode ser uma excelente ferramenta para isso!

Não menos importante, mas extremamente necessário é a criação e o acompanhamento de indicadores de qualidade ou performance. Estes indicadores o fazem perceber o quanto você, sua equipe ou empresa estão referente a alguma coisa. Por exemplo: Imaginemos que você queira vender 100 unidades de alguma coisa. Então o indicador de vendas será 100. Ao chegar em 50 você e toda a equipe saberão que ainda faltam 50. Dessa forma será necessário manter todos focados para não vacilarem com relação a este indicador. Novamente o coaching pode ajudar você a definir, criar e desenvolver metas claras seja para o desenvolvimento empresarial do seu negócio, o desenvolvimento profissional da sua equipe ou desenvolvimento pessoal das pessoas que fazem parte da sua empresa.

O treinamento de coaching é benéfico em diferentes aspectos de um negócio e pode contribuir para que você encontre o caminho do sucesso!

Leia Também:

Como saber onde investir e melhorar o planejamento da sua empresa

9 ferramentas para você melhorar a produtividade do seu negócio

Como funciona o coaching de negócios para empresários e gestores

Por que contratar o coaching executivo para você ou a sua equipe?

Tagged , , , , , , , , , , , , , ,

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →