Metas Pessoais e Profissionais, Performance, Sem categoria

7 atitudes simples para melhorar a produtividade

Como melhorar a produtividade?

Nos dias de hoje, há muitos desafios quando a ideia é ser e se manter produtivo. Isso porque as distrações são muitas, ainda mais com a internet, as redes sociais, etc.

Mas existem algumas atitudes e pequenas mudanças que podem lhe ajudar a conquistar esse objetivo. Veja quais são elas!

1. Ahh. A Natureza

Você sabia que áreas de trabalho que tenham plantas podem aumentar a produtividade em até

? Um estudo da Universidade de Queensland comprovou essa estatística. Por isso, leve aquela plantinha que você tem em casa para o trabalho ou, se é adepto do feng shui, compre um bonsai!

2. Aposte na fofura

Quem não gosta de assistir a vídeos de filhotes ou compartilhar imagens de animais “fofinhos”? Saiba que um estudo japonês descobriu que quanto mais vemos essas imagens, mais produtivos nos tornamos.

O motivo? Esses vídeos e imagens despertam a vontade de cuidar desses animais e, por isso, ficamos mais atentos a pequenos detalhes no trabalho.

3. Seja organizado

Pode parecer óbvio, mas é fundamental. Organizar as atividades, de maneira que você tenha noção do que deve fazer e não fique atribulado de pensamentos (afinal, suas tarefas já estão no papel), facilita sua rotina. Dessa forma, é possível melhorar a produtividade.

Fazer listas, usar aplicativos no celular e planejar tarefas de acordo com a prioridade pode facilitar para que você saiba qual atividade tem urgência e o que você pode deixar para depois.

Não consegue ver o vídeo? Sem problemas. Clica aqui e ouça o podcast.

4. Hora de descansar!

Trabalhar muito não é sinônimo de produtividade. Na verdade, fazer intervalos de até 15 minutos para cada 1 hora e meia de trabalho, e meia hora para a cada 2 horas diretas é recomendável.

De fato, um estudo feito pela Staples descobriu que 66% de seus colaboradores gastam mais de oito horas por dia no trabalho e que mais de 25% não fazem uma pausa além do almoço.

Tony Schwartz, autor do livro “The Way We’re Working Isn’t Working”, também afirma que é preciso fazer pausas para ser mais produtivo. Os violinistas, por exemplo, treinam por 90 minutos e, então, descansam por outro período para aumentar a atenção, o foco e a energia.

5. Que tal um cochilo?

Além das pausas, tirar um cochilo também é fundamental para aumentar a produtividade. De nada adianta tomar muito café ou comer açúcar para se manter acordado: o ideal é cochilar por 20 a 30 minutos toda a tarde, além de ter uma boa noite de sono.

6. Homeoffice is the king

Trabalhar em casa, ao contrário do que muitos pensam, pode aumentar em até 12% sua produtividade, segundo uma pesquisa da Universidade de Stanford.

De acordo com o estudo, o silêncio do ambiente e o fato de não ter elementos para tirar sua concentração – como os colegas – ajuda a melhorar a produtividade.

7. Faça uma playlist

Você já ouviu falar em terapia musical? Segundo Teresa Lesiuk, da Universidade Miami, escutar músicas de sua preferência pode melhorar a produtividade, pois sons que você considera melodiosos liberam dopamina, o hormônio ligado ao prazer.

Você já conhecia essas formas de melhorar a produtividade? Deixe sua opinião e experiência nos comentários e até a próxima.

Compartilhar:

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *