Carreira, Coaching, Metas Pessoais e Profissionais, Objetivos de Vida, Objetivos Profissionais

4 momentos da vida em que o coaching é bem vindo

Quando o coaching é bem-vindo?

As dúvidas fazem parte da vida e da carreira de qualquer pessoa, em diversos momentos da vida, por mais planejada que ela seja. Isso porque, em certas ocasiões, é preciso tomar decisões, fazer escolhas, mudanças e ajustes, e isso gera incertezas sobre qual caminho seguir. É nesse momento que entra o processo de coaching.

O coaching auxilia no desenvolvimento do indivíduo e dá insumos para que ele possa validar seus objetivos e identificar os obstáculos que o distanciam de alcançá-los.

#1 Coaching na adolescência

Se engana quem pensa que coaching é “coisa de gente grande”. A adolescência é uma das fases mais complexas da vida, tanto para os pais quanto para o próprio jovem.

Muitos dos conflitos surgem devido à falta de comunicação ou falha da mesma, o que leva ao distanciamento de pais e filhos, provocando complicações na hora de tomar decisões e gerenciar essa fase, que é repleta de novas experiências.

Neste cenário, o coaching surge como uma ferramenta para restabelecer o equilíbrio familiar, principalmente na comunicação, além de auxiliar na transição da fase infantil para a de adolescente.

Sendo assim, o coach utiliza da metodologia para conduzir o adolescente pelas mudanças da vida nessa fase, tornando-se um parceiro não somente dele, mas dos pais e educadores.

#2 Coaching durante a graduação

Escolher um curso de graduação ou finalizá-lo também é um desafio. Afinal, esse é um daqueles momentos da vida em que se vira “adulto de verdade”, quando é chegada a hora de entrar no mercado profissional.

Neste aspecto, a figura de um coach é fundamental. O motivo? O profissional irá utilizar técnicas para auxiliar o graduando a desenvolver suas competências, obter resultados, promover o autoconhecimento, a noção de mercado e facilitar a elaboração de um plano de ação e tomada de decisão.

O processo de coaching irá colaborar não só com a vida profissional, ou seja, a se estabelecer no primeiro emprego ou conseguir o cargo almejado, como também nas questões pessoais, auxiliando o coachee a autogerenciar sua vida, sua carreira, explorar novas oportunidades e fazer escolhas com mais consciência, responsabilidade e planejamento.

#3 Coaching para recolocação profissional

Não é fácil escolher uma profissão, não é mesmo? Contudo, o mito de que é preciso escolher uma profissão e segui-la para sempre, ainda bem, já foi quebrado.

Por isso, se você não está feliz no cargo ou no mercado em que atua, é hora de mudar! O processo de coaching auxilia exatamente nesses momentos de vida, pois ajuda o coachee a perceber seus pontos fortes, aspectos do seu comportamento que precisam ser melhorados ou eliminados, a fim de potencializar suas chances de desenvolver novas habilidades necessárias para um novo cargo ou profissão.

Isso é possível através do desenvolvimento de comunicação, gestão de pessoas, do próprio tempo e de processos, relações interpessoais, autoconhecimento, autorreflexão e autodesenvolvimento. Em outras palavras, quanto mais o profissional se conhece, mais ele terá condições de se realocar profissionalmente.

#4 Coaching na aposentadoria

Se você pensa que o coaching só pode auxiliar quem está no mercado de trabalho, está muito enganado! Esse processo é indicado para momentos da vida nos quais uma mudança está prevista, e a aposentadoria é um deles. Com o coaching, o indivíduo consegue elaborar diversas possibilidades para essa nova fase, como o planejamento de projetos que irão trazer satisfação pessoal, profissional e financeira.

Afinal, a vida não acaba com a aposentadoria, não é mesmo? Apesar disso, esse pode ser um momento complicado para algumas pessoas, pois é necessário buscar uma nova missão e utilizar o conhecimento adquirido ao longo da vida para novos projetos.

Neste sentido, a figura do coach auxilia o indivíduo a repensar seus valores, resgatar talentos ou até mesmo adquirir habilidades para uma nova oportunidade. Esse é o momento de fazer um balanço e ampliar suas potencialidades para reingressar no mercado de trabalho – se esse for o desejo – ou a canalizar as habilidades em um hobby, uma atividade nova ou atuação voluntária.

Como vimos, o processo de coaching é bem-vindo em diversos momentos da vida. Qual é a sua fase atual? Entre em contato conosco e saiba como a Megaplay Coaching pode lhe auxiliar a conquistar seus objetivos!

Compartilhar:
Tagged , ,

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *