Coaching, Metas Pessoais e Profissionais, Objetivos de Vida, Objetivos Profissionais, Performance

Como as metas são tratadas dentro do processo de coaching?

Muitas pessoas começam o processo de coaching acreditando que o coach vai definir as suas metas e resolver todos os seus problemas e frustrações. Na verdade, o coach tem apenas as perguntas, é o coachee (participante) quem tem as respostas que ele mesmo busca –  seu único problema é não saber como encontrá-las.

Utilizando uma série de ferramentas, o coach consegue fazer com que o coachee conheça melhor a si mesmo e, a partir do autoconhecimento, se torna possível produzir mudanças específicas em qualquer área da vida. Essas mudanças específicas são as metas.

Mas como as metas são tratadas dentro do processo de coaching?

Muitas pessoas se sentem frustradas com suas vidas sem saber exatamente o porquê. Outras sabem quais mudanças querem produzir em suas vidas, mas não conseguem transformar suas intenções em ações que as levam aos resultados esperados.

O processo de coaching traz as perguntas que farão o coachee, realmente, enxergar o seu problema. Muitas vezes, o indivíduo está repleto de crenças limitantes que o impede de ver com clareza a sua situação, e isso o leva a definição de objetivos imprecisos.

A distorção provocada pelas crenças limitantes faz com que as pessoas acreditem que sua felicidade depende de algo, que na verdade, não é exatamente o que trará esse sentimento.

Pense, por exemplo, em um profissional que se sente frustrado porque gostaria de ganhar um salário melhor. Ele procura um coach e, ao longo do processo, descobre que a sua frustração não é a remuneração, e, sim, o fato de estar na profissão errada. Ele não ama o que faz, então, mesmo conquistando seu objetivo inicial de ganhar uma remuneração melhor, não seria feliz.

O processo de coaching e o autoconhecimento

A definição das metas do processo de coaching começa com um profundo processo de autoconhecimento. O primeiro passo é aprender a olhar para si mesmo e descobrir quais transformações são necessárias para conquistar uma vida plena e feliz.

Todo esse processo levará o coachee a descobrir exatamente onde ele quer chegar e, a partir disso, ele contará com o auxílio do coach para formular uma estratégia assertiva para conquistar os resultados desejados.

Quando o assunto é cumprir metas, é importante ajustar o foco, definir prioridades e traçar um plano de ação consistente para a conquista dos objetivos almejados.

Neste sentido, o processo de coaching funciona como uma parceira na qual os resultados vão depender da dedicação e comprometimento do coachee.

A função do coach na definição das metas

Além de trazer as perguntas certas para fazer com que o coachee encontre as suas respostas, o coach o ajuda a adquirir as competências necessárias para produzir mudanças específicas em qualquer área da sua vida.

Todas as respostas para suas perguntas e os caminhos a serem seguidos vão sendo revelados ao longo do processo de coaching, assim como a definição das prioridades, os prazos para a realização de cada objetivo, a forma exata de conduzir os planos de ação, etc.

Quer saber mais sobre como o processo de coaching pode lhe ajudar a transformar sonhos em realidade? Agende uma avaliação grátis que nossa equipe irá esclarecer todas as suas dúvidas!

Compartilhar:

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *