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Como criar multiplicadores dentro dentro da sua empresa?

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Criar multiplicadores de conhecimento é uma estratégia que vem sendo adotada por muitas organizações para compartilhar informações relevantes com os profissionais da empresa e contribuir para a atuação deles.

Conforme o negócio cresce ou mesmo diminui, fica difícil acompanhar o comportamento e os conhecimentos de cada funcionário. Diante disso, a atuação dos multiplicadores se torna bastante útil, já que esses profissionais podem ajudar a transmitir os valores da empresa, preparar os funcionários para mudanças, explicar procedimentos, entre outras ações.

Qual a importância dos multiplicadores de conhecimento?

A quantidade de informação que circula por uma companhia é enorme, e para garantir que todos os funcionários estejam na mesma página, é preciso investir em ações de comunicação, treinamentos e outras estratégias que garantam o alinhamento da informação e o engajamento de todos.

Nesse sentido, uma das estratégias é o fato de criar multiplicadores dentro das áreas da empresa. A atuação de profissionais com esse perfil assegura que informações corretas e relevantes cheguem a toda a equipe, de forma rápida e prática.

Muitas vezes, o gestor é o único responsável por transmitir informação e conhecimento à equipe, o que acaba deixando o processo um pouco mais lento, além de interferir no ritmo de trabalho e na realização de outras tarefas.

Ao dividir o conhecimento com outros profissionais e criar multiplicadores, você torna a sua atuação como gestor mais otimizada, já que pode focar a atenção e energia em outras tarefas, e ainda permite que a equipe amplie o seu conhecimento com mais facilidade.

Quem pode ser tornar um multiplicador?

Qualquer colaborador pode ser tornar um multiplicador dentro da companhia. Contudo, é preciso escolher pessoas que tenham um perfil adequado para isso.

Antes de criar multiplicadores na empresa, veja algumas características importantes para a atividade:

  • O profissional deve ter profundo conhecimento sobre a empresa ou um determinado assunto;

  • Deve ter um perfil colaborativo para transmitir os seus conhecimentos e ajudar outros funcionários;

  • O multiplicador deve ter boa comunicação e habilidades para explicar os assuntos de maneira simples e objetiva.

Pessoas com essas características, muitas vezes, se tornam líderes sem, de fato, assumir essa função, e apresentam mais facilidade para transmitir conhecimento. Identifique quais são esses profissionais na sua empresa.

Entretanto, nem sempre contamos com colaboradores com todas essas características na equipe, não é mesmo? A missão, nesse caso, é criar multiplicadores.

Como criar multiplicadores na empresa?

Muitas vezes, um profissional tem grande conhecimento, mas não sabe como compartilhá-lo com os colegas. Como resolver essa questão?

A dica é investir em treinamentos. Dessa forma, a pessoa especialista conseguirá transmitir o seu conhecimento de maneira mais efetiva. Para isso, será necessário desenvolver habilidades de liderança, comunicação, confiança, entre outras.

Uma das formas de criar multiplicadores na empresa é contar com um treinamento de coaching. Durante o processo, o coach pode treinar os multiplicadores para desenvolver as habilidades necessárias de acordo com as características e os objetivos do negócio.

Ao se tornar um multiplicador de conhecimento, o profissional terá mais facilidade para responder pergunta dos funcionários, estabelecer rodas de conversas para compartilhar informação, além de outras estratégias que permitam difundir o conhecimento e treinar a equipe.

Criar multiplicadores é uma forma de desenvolver a organização, o que pode contribuir com o engajamento, a motivação da equipe, a melhoria nos resultados, entre outros fatores.

Desenvolva seu poder de persuasão!

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About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
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