Carreira, Metas Pessoais e Profissionais, Objetivos Profissionais

Como descobrir seus pontos fortes?

Muito se fala sobre aprimorar os pontos fracos na vida pessoal e profissional, não é mesmo? Mas outro fator importante é conhecer os seus pontos fortes.

Ao entender quais são seus talentos e qualidades, você pode focar as suas estratégias nesses aspectos para conquistar os resultados que deseja. Se você tem boa habilidade com comunicação, por exemplo, por que não utilizar isso a seu favor?

Além disso, conhecer os seus pontos fortes também é uma maneira de descobrir os fracos e averiguar se há a necessidade de aprimorá-los para se tornar um profissional ainda mais completo.

Quer entender melhor o assunto? Então, confira o post que preparamos!

A importância de conhecer os seus pontos fortes e fracos

Quem busca evoluir na carreira precisa saber quais são os seus pontos fortes e fracos, pois isso dará um direcionamento do que é necessário fazer para alcançar a realização profissional.

As fraquezas, geralmente, são os principais aspectos analisados, sendo comum em um feedback no trabalho ou em uma autoavaliação, por exemplo. Buckingham e Clinfton, autores do livro “Descubra seus pontos fortes”, indicam que a maioria das empresas gasta tempo e dinheiro buscando corrigir as fraquezas do funcionário, deixando os pontos fortes em segundo plano.

Contudo, é importante lembrar que as qualidades devem ser valorizadas. Além disso, aprimorar aquilo que se faz de melhor pode trazer resultados ainda mais significativos do que focar a energia apenas nos pontos fracos. Pessoas que investem em suas qualidades e talentos tendem a ser mais produtivas e felizes.

 

Dicas para descobrir seus pontos fortes

Cada pessoa tem determinados pontos fortes e fracos, e o processo para descobri-los passa por uma investigação de comportamentos, características e trajetória. Veja, a seguir, algumas dicas que podem lhe ajudar nisso.

Análise sua trajetória profissional

Se você analisar o seu caminho até aqui, provavelmente, conseguirá apontar alguns pontos fortes. Você pode ter facilidade para comunicação ou vendas, flexibilidade, organização, iniciativa, entre outras características positivas.

Ouvir a opinião e o elogio de outras pessoas também é uma forma de conhecer uma parte de seus pontos fortes.

Invista no autoconhecimento

A dica acima lhe ajuda a compreender seus principais pontos fortes, mas você ainda pode se aprofundar no assunto. O autoconhecimento é um processo para isso, sendo útil para entender as suas características, fraquezas e qualidades, objetivos de vida, valores, entre outros fatores.

Uma das estratégias para o autoconhecimento é fazer listas. Coloque em um papel suas qualidades e defeitos, pense em experiências positivas e negativas e como conseguiu se sair em cada uma delas, avalie as suas habilidades para resolver conflitos, tomar decisões, se relacionar, entre outras características.

Faça coaching

O treinamento de coaching é bastante positivo para o autoconhecimento, além disso, você tem a oportunidade de desenvolver outras habilidades, como confiança, liderança e gestão de tempo.

O processo lhe ajudará a entender melhor qual o seu perfil e objetivos com o uso de ferramentas e metodologias adequadas. Dessa forma, você terá mais controle e clareza para tomar decisões relacionadas ao seu desenvolvimento profissional.

Conhecer seus pontos fortes ajudará a dar um rumo para a sua carreira. Após fazer essa análise, avalie se é melhor aprimorar suas fraquezas ou potencializar as suas qualidades, e crie um plano de ação para isso.

Precisa de ajuda para se desenvolver profissionalmente? O coaching pode ajudar. Entre em contato e conheça os nossos treinamentos!

Compartilhar:
Tagged , , , , , , ,

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *