Tudo sobre coaching

Como o coaching pode lhe ajudar a atingir metas e a melhorar a produtividade no trabalho

Tempo de leitura: 9 min.

Muitas pessoas confundem produtividade com tempo gasto trabalhando, o que infelizmente não é.

Trabalhar demais dá trabalho: gera cansaço, estresse, ansiedade e uma série de outras coisas.

O que a maioria das grandes empresas já aprenderam, as médias e pequenas empresas estão se acostumando e as pessoas em geral estão querendo é ser melhor atendidas, afinal elas investem tempo e dinheiro para isso.

Em um mundo cada vez mais competitivo e conectado, semanas se tornaram dias, dias se tornaram horas e horas em minutos.

Gerenciar as expectativas pessoais já é um grande desafio. Agora imagine ter que gerenciar não só as suas como também uma série de outras que eventualmente caem em seu “colo” vindo de várias portas como os mensageiros instantâneos (WhatsApp, slack, etc.), as redes sociais, o telefone, e não menos importante, o e-mail.

Toda essa tecnologia nos trouxe várias possibilidades para que sejamos mais produtivos, porém tanta novidade ou ferramenta acaba nos fazendo perder o foco no que é importante.

Mas afinal o que é importante? Se você fizer uma lista do que tem para fazer, possivelmente de um jeito ou de outro conseguirá definir um grau de importância para o que você tem a fazer, mas o que você definiu como importante para você está em sinergia com o que você quer de fato fazer? Ou ainda: está alinhado com o que as pessoas precisam de você agora?

Se você eventualmente começa-para, começa-para, começa-para, ou se pega começando muita coisa e não entregando a maior parte do que planejou você está com dificuldades em aceitar a situação atual ou ainda em se planejar efetivamente definindo o que de fato precisa ser feito e em que tempo, gerenciar eventuais solicitações ou conflitos pessoais ou mesmo de outras pessoas.

Aquela história de ser multi entregas, realizando várias coisas ao mesmo tempo parece não fazer mais sentido em um mundo dinâmico como o que estamos vivendo.

Não sei se você sabe, porém não custa nada reiterar: se você estiver trabalhando em dois projetos ao mesmo tempo você vai perder ao final 20% do tempo apenas para se lembrar onde parou e continuar. Agora, se você estiver trabalhando em 5, você irá perder 75% do seu precioso tempo, o que é muito.

E quando falo em projeto não necessariamente está ligado a algo grandioso.

Você pode estar trabalhando em um único projeto (ou tarefa), porém se o “bichinho na notificação” ficar piscando para você em sua tela de trabalho ou celular através do WhatsApp, do slack, do e-mail e até do velho SMS o risco de perder tempo e foco é grande.

Qualquer um desses ou outros farão você parar para ler, responder e um montão de coisas. Só com isso, você já perdeu 20% do tempo em cada ferramenta que deveria lhe ajudar a ser mais produtivo. 

Responde uma mensagem aqui, outra ali, volta para a sua tarefa, responde outra mensagem e o seu tempo vai passando. Quando você percebe que o tempo passou, o dia não irá voltar, você não evoluiu e com certeza além de não ser bem visto seja lá a quem você se reporta, irá se sentir mal consigo mesmo gerando todos aqueles desconfortos que já citamos.

A produtividade está relacionada à capacidade de produzir, o que parece ser meio óbvio.

Se você fosse da área da indústria e tivesse a responsabilidade de comprar um novo equipamento, uma das primeiras perguntas que você faria seria: ok, essa máquina parece ser bem boa, mas produz quanto por dia?

E esse tipo de conta e avaliação não é feita apenas sobre máquinas. Também, gostando ou não é feita sobre pessoas, equipes e negócios e é por isso que KPI´s (Indicadores Chave de Performance) são essenciais não só para os negócios ou equipes mas também para para pessoas, principalmente aquelas que vivem do próprio trabalho e não tem que se reportar a mais ninguém.

Se você não consegue medir e comparar, invariavelmente você terá picos de felicidade ou infelicidade com relação ao seu trabalho o que gerará um falso sentimento de produtividade ou improdutividade.

Apesar de muitas vezes acreditarmos que os grandes vilões sejam as solicitações de última hora, o telefone ou mensageiros instantâneos, existem dois tão aterrorizantes quanto: a falta de gestão de prioridades e não saber estimar o tamanho real daquilo que precisa ser feito.

Cito aqui dois exemplos:

  • Primeiro: você está fazendo algo importante agora, porém alguém que não sabe o que você está fazendo, vêm com uma nova solicitação, o que você faz? 
  • Segundo: você começa a trabalhar em sua prioridade número 1, porém o que você definiu como prioridade vai utilizar 3 ou 5 dias do seu tempo para ser finalizada. O que você acha que vai acontecer?

Apesar de serem exemplos simples e por mais que o nosso consciente afirme que iremos fazer, o resultado muitas vezes nos faz agir de forma diferente, ou seja: parando o que estamos fazendo ou mesmo estourando o prazo de entrega.

A MegaPlay Coaching através dos exclusivos Métodos RCT (Rápido, Colaborativo e Transformador) e IMPACTO (Imediato, Moderno, Provocativo, Ativo, Colaborador e Ousado) ajuda pessoas, profissionais e empresas a serem mais produtivos, alinhando expectativas profissionais e pessoais, respeitando a necessidade de cada parte, ou seja, muito mais do que ajudá-lo a criar uma lista de prioridades.

E por que RCT?

Através do nosso Método RCT (Rápido, Colaborativo e Transformador) em sessões individuais de uma hora e meia, de forma presencial ou online, vamos direto ao ponto ajudando-o a enxergar melhor as opções disponíveis, superar barreiras e desafios, preparando-o para o próximo passo tão logo o encontro termine através da:

  • Rapidez: Focando apenas em seu problema, desafio ou desejo;
  • Colaboração: Acreditando que cada um tem uma visão diferente do mundo mas quando compartilhadas podem gerar resultados melhores e maiores;
  • Transformação: Modificando a situação atual (a do início da sessão) para uma situação desejada ao final.

E utilizando e abusando de todas as possibilidades que as técnicas de Coaching, Mentoria, Programação Neurolinguística, C.A.V. (Conhecer, Aplicar, Vivenciar), Role Play, ou Ferramentas de Gestão podem disponibilizar.

E o Método IMPACTO?

Como o RCT, o Método IMPACTO com 4 a 10 encontros presenciais ou online e duração de  01h30 minutos cada, ajudamos não só a entender a situação atual mas também a definir metas, prioridades, elaborar planos e o acompanhar durante a jornada ou parte dela para que você se mantenha focado e possa superar os desafios que possam surgir no caminho, inclusive crenças limitantes que possam aparecer.

Por que IMPACTO?

Por que é:

  • Imediato: Focando uma coisa de cada vez para que seja mais rápido e instantâneo;
  • Moderno: Utilizando  de todas as possibilidades que as técnicas de Coaching, Mentoria, Programação Neurolinguística, C.A.V. (Conhecer, Aplicar, Vivenciar), Role Play, ou Ferramentas de Gestão podem disponibiliza;
  • Provocativo: Estimulando-o a pensar e refletir através de perguntas poderosas;
  • Ativo:  Com sessões ágeis, movimentadas e energizantes;
  • Colaborativo: Acreditando que cada um tem uma visão diferente do mundo mas quando compartilhadas podem gerar resultados melhores e maiores;
  • Transformador: Modificando a situação atual (a do início da sessão) para uma situação desejada ao final;
  • Ousado: Mudando eventuais paradigmas, medos ou receios em bravura, coragem e determinação para alcançar o que você entende como importante para a sua meta ou objetivo.

Mas como a MegaPlay Coaching garante seus serviços, você pode se perguntar?

Através dos mais de 25 anos de mercado como empresário, empreendedor, líder e colaborador tendo treinado mais de 2000 pessoas, atendido mais de uma centena de empresas e sendo certificado através das mais respeitadas Instituições Internacionais e Nacionais.

Porém, mesmo assim, ao final de cada encontro ou pacote você irá receber uma pesquisa com uma única pergunta e dará uma nota entre 1 a 10. Caso a sua nota seja inferior a 9, devolvemos 20% do valor pago e caso a sua nota seja inferior a 7, devolveremos 80%, sem qualquer tipo de questionamento adicional.

E quanto custa tudo isso?

Bem menos do que você imagina, pode acreditar. Menos inclusive do que o preço de um café expresso por dia.

E não é só: todas as sessões ficam gravadas por um período de 30 dias para que você possa ver e rever quantas vezes quiser e ainda: contará com um APP para lhe auxiliar a atingir suas metas e lhe enviar lembretes, fazendo-o manter o foco no objetivo.

Especialmente para você que está lendo esse artigo oferecemos um cupom com 50% de desconto em sua sessão RCT (Rápida, Colaborativa e Transformadora), com duração de 1h30min onde você poderá identificar seus problemas de produtividade, enxergar possibilidades e quem sabe definir prioridades de uma forma mais consistente.

Preencha com seus dados abaixo e receba em seu e-mail o cupom desconto e o passo a passo para fazer o agendamento e a compra.

Você pode até se perguntar: mas se comprar terei que participar tão logo o pagamento seja feito? E já posso adiantar que não: Você poderá agendar online através do nosso APP exclusivo seu melhor dia e horário conforme a sua disponibilidade, pois trabalhamos de 2a. a sábado das 6h00 às 22h00 (conforme disponibilidade).

Aproveite e dê o próximo passo rumo a sua melhor produtividade e controle do seu tempo, solicite seu cupom desconto agora. Preencha o formulário abaixo ou clica aqui:

 

Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →