Objetivos de Vida, Performance Profissional

Como resolver o tédio no trabalho

Você já se pegou olhando para o relógio várias vezes ao dia procurando calcular quanto tempo faltava para voltar para casa ou encerrar o expediente?

Ou ainda já acordou pensando no momento em voltar do trabalho antes mesmo de começar?

Se você já passou por uma dessas experiências, possivelmente você tem sentido tédio com o seu trabalho.

O tédio é normal, e todos nós estamos sujeitos a ele, porém quando ocorre por um período grande ao longo do dia, semana ou mês pode se tornar um problemão.

No entanto, você não está só. 

Segundo a Consultoria PricewaterhouseCoopers, 61% dos funcionários não aparecem para trabalhar por tédio.

O que para a grande maioria das pessoas é definido como tédio, para os especialistas tem outro nome: Boreout. 

Essa nomenclatura foi criada em 2006 pelo filósofo Peter R. Werder e o consultor de negócios Philippe Rothlin, ambos da Suíça, que em português pode ser chamado de “entediado” ou “entediante”.

Hoje o tédio pode ser considerado uma síndrome, muitas vezes relacionada a síndrome no trabalho em casos mais acentuados.

É importante não confundir Boreout com Burnout (Síndrome relacionada ao estresse e cansaço no trabalho).

Aborrecimentos constantes, desinteresse, chateação, monotonia, melancolia, sentimento de vazio ou falta de prazer podem ser considerados sentimentos negativos relacionados ao tédio (Boreout).

A falta de motivação e desafios também podem levar ao tédio mas não é só. Ainda tem mais:

  • Desinteresse pelos resultados da empresa.
  • Tarefas solicitadas aquém das suas habilidades.
  • Tarefas muito monótonas desempenhadas diariamente.
  • Expectativas diferentes das do seu cargo na empresa.
  • Falta de clareza sobre as funções do seu cargo e ambiguidade que isso produz.
  • Pouca ou nenhuma chance de receber uma promoção ou um aumento.
  • Falta de estímulo e reconhecimento dos líderes de equipe.

O Brasil é um dos países com mais baixo nível de produtividade no mundo

O que não é considerado, mas deveria no planejamento pessoal ou empresarial talvez seria como diminuir o tédio entre as pessoas como já listamos acima.

Na grande maioria das vezes as pessoas, sejam elas profissionais liberais, líderes ou executivos não entendem e não conseguem enxergar o quanto estão sendo impactadas pelo tédio, procurando muitas vezes respostas para aquilo que já se sabe mas ainda não percebeu.

Procurando ajudar pessoas a avaliarem melhor seu nível de tédio criamos uma planilha para que você possa avaliar por si só seu nível de tédio no trabalho e poder tomar as melhores decisões para se tornar mais motivado, interessado, produtivo e feliz consigo mesmo.

Clique no botão abaixo e faça o download agora (e de graça) da sua planilha para avaliar seu nível de tédio, felicidade e alegria no trabalho tendo como norte 12 itens que podem estar deixando você com mais ou menos vontade no trabalho.

A MegaPlay Coaching através do Método RCT (Rápido, Colaborativo e Transformador) ajuda pessoas e profissionais a mudar a situação atual procurando fazê-las a enxergarem melhor sua situação atual, avaliar possibilidades e desafios, criar metas, elaborar planejamentos e acompanhar o cliente para que possa não só atingir metas mas se sentir mais importante e feliz consigo mesmo, fazendo parte de algo maior em seu mundo.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Método RCT

É nos momentos de decisão que o nosso destino é traçado. 

Procure sempre decidir em agir, afinal seu futuro pode recomeçar a cada minuto. Aperte o Play para as suas oportunidades agora!

 


Artigos relacionados: 

Como reduzir a angústia e o estresse no trabalho

Como o coaching pode lhe ajudar a atingir metas e a melhorar a produtividade no trabalho

Tagged , , , , , , , , , ,

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →