Carreira - Trabalho - Emprego, Performance Profissional

Como saber onde você quer chegar com sua carreira

Tempo estimado para leitura: 4min 40 seg.

Se preferir, ouça:

Saber onde quer chegar com sua carreira é um passo significativo para alcançar a realização profissional. No entanto, muitas pessoas enfrentam dificuldades nessa missão, pois, nem sempre o profissional fez a escolha da carreira de forma consciente. Essa decisão pode sofrer influência de amigos, familiares, pressão social e financeira, entre outros aspectos.

Contudo, ela tem reflexo em todas as áreas da vida, afinal, a insatisfação no trabalho pode comprometer as relações familiares e a saúde, também. Sendo assim, é importante saber onde quer chegar com sua vida profissional para estabelecer estratégias para conquistar seus objetivos.

Atitudes para saber onde quer chegar com a carreira

Se conheça melhor:

autoconhecimento é um processo extremamente significativo para vários fatores, e ele pode ajudar a definir os rumos que você deve dar para a sua carreira.

Entender os seus gostos, valores, pontos fortes e fracos, sonhos, habilidades, propósito de vida, entre outros quesitos, será positivo para descobrir qual atividade resultará em realização profissional.

Diante da rotina corrida, muitas pessoas não param para fazer essa reflexão profunda sobre si mesmo e acabam vivendo no piloto automático. Contudo, é preciso reservar um tempo para entender quem é você e onde você quer chegar.

Se você está feliz com sua profissão, mas acredita que ainda tem muito a evoluir, o autoconhecimento também será útil no seu caso! Você poderá avaliar se há a necessidade de uma mudança de emprego, cargo e ganhos financeiros, entre outras alterações.

Analise a área de atuação:

Para saber onde quer chegar com a carreira, é fundamental conhecer a área de atuação. Sendo assim, pesquise a fundo sobre a profissão e veja em quais segmentos você pode atuar, as atividades e cargos que pode exercer etc.

Após essa etapa, você terá condições de estabelecer as estratégias adequadas para alcançar esses objetivos. Em algumas profissões, por exemplo, é preciso fazer um curso de especialização para atuar em determinadas áreas. Já se o seu objetivo de carreira for trabalhar em uma multinacional, será necessário aprimorar as suas habilidades com o idioma, caso você não tenha o inglês fluente.

Equilibre suas expectativas:

Outro passo importante para saber onde quer chegar e evitar a frustração no futuro é equilibrar as suas expectativas com a realidade do mercado de trabalho.

Se um de seus objetivos com a carreira for um aumento de salário, pesquise sobre o mercado e veja a média de remuneração dos profissionais da área. Se o seu desejo for ter mais tempo com a família, procure analisar se a profissão permite trabalhar em período flexível.

Como alcançar seus objetivos de carreira?

Esses passos listados vão lhe ajudar a definir os objetivos para a sua carreira. Depois disso, é preciso estabelecer as melhores estratégias para conquistá-los.

Uma atitude significativa é montar um plano de carreira com metas a curto, médio e longo prazo, e as estratégias para alcançá-las. Nesse plano, você pode incluir a realização de cursos, planejamento financeiro, entre outros pontos.

Investir em coaching também pode ajudar a saber onde você quer chegar e como fazer isso. O treinamento incentiva o autoconhecimento e possibilita o desenvolvimento de habilidades importantes para a carreira. Além disso, o coach tem experiência na área e poderá apoiá-lo na execução de um plano de ação assertivo.

É fundamental saber onde quer chegar com a carreira para aplicar estratégias que contribuam com isso. Esperamos que nossas dicas sejam úteis nessa missão!

Tagged , , , , , ,

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →