Carreira - Trabalho - Emprego

Como traçar seu plano de carreira

Tempo estimado para leitura: 4min 25seg.

Se preferir, ouça:

Ter um plano de carreira é algo extremamente relevante para quem deseja alcançar um objetivo profissional, e você, provavelmente, já deve ter escutado esse termo em alguma roda de conversa pela empresa, certo?

Quem almeja um crescimento na carreira deve traçar um plano para direcionar as ações em busca desse objetivo, do contrário, o caminho se torna mais longo e demorado, uma vez que a pessoa pode desviar o foco daquilo que realmente deseja.

Entretanto, para montar um plano de carreira, é preciso considerar uma série de fatores, que nem sempre são tão simples, por isso, é importante buscar auxílio profissional e informações sobre o tema.

O que é o plano de carreira?

Resumidamente, ele pode ser definido como um conjunto de etapas e metas em curto, médio e longo prazo, que vai te auxiliar na busca por sua realização profissional. Sendo assim, para traçar seu plano de carreira, você precisa identificar qual sua situação atual, em que posição deseja chegar e as estratégias para alcançar isso.

Esse planejamento é válido tanto para quem deseja o crescimento dentro da empresa, quanto para quem quer mudar de organização ou mesmo de profissão. Por isso, não há um modelo pronto de plano de carreira: ele é exclusivo de cada pessoa, uma vez que será traçado a partir dos objetivos de cada um e definirá o que pode ser feito para alcançá-los.

Quais são os principais fatores para montar um plano de carreira?

O primeiro passo é definir o lugar que você quer chegar. Quer assumir uma posição de liderança? Atuar em um mercado específico? Saber qual o seu objetivo principal é essencial para isso.

Nessa etapa, também é importante fortalecer o autoconhecimento, pois é preciso fazer uma reflexão profunda para identificar quais são seus desejos e sonhos e como você pode alinhar sua personalidade, talentos e valores a eles, analisando, inclusive, suas fraquezas e o que deve ser melhorado.

Na etapa seguinte, você precisa definir as metas e o tempo para alcançá-las em curto, médio e longo prazo. Contudo, elas devem ser realistas e atingíveis para que você não fique desmotivado durante a trajetória.

Outro passo fundamental é analisar o que precisa ser modificado em sua vida para alcançar essas metas, e como isso será feito. Talvez seja necessário aprimorar um segundo idioma, investir em cursos de qualificação e treinamentos, entre outras estratégias.

Como alcançar o sucesso com o plano de carreira?

É fundamental ter disciplina, determinação e paciência. Por contar com metas de longo prazo, é importante ter em mente que o processo não acontece de um dia para o outro, sendo assim, você dever persistir para alcançar seus objetivos.

coaching também é uma excelente escolha, e que ajuda a atingir o sucesso com o plano de carreira. Além de contribuir com seu autoconhecimento através de técnicas e ferramentas específicas, o coach te guiará na definição de metas e prazos, para que você tenha uma melhor gestão de seu tempo, entre outras contribuições.

O plano de carreira é uma ferramenta estratégica para quem deseja alcançar o sucesso profissional, portanto, faça o processo com paciência e se dedique a ele.

 

 

Saiba mais! Artigos relacionados:

Como se tornar um profissional de alta performance

7 Atitudes de quem consegue conquistar sonhos

Curso – Coaching de Carreira – Saiba como funciona

Como saber onde quer chegar com a carreira

8 sinais que uma mudança de carreira é bem vinda

Baixe eBook grátis: Guinada profissional – o caminho para o sucesso

 

 

Tagged , , , , ,

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →