Performance

Equipes Motivadas – o maior ativo de uma empresa

Não é novidade para ninguém dizer que os resultados que qualquer empresa consegue conquistar dependem do desempenho do seu capital humano, afinal, são as pessoas que fazem os projetos saírem do papel e virarem realidade, controlam as máquinas, lidam com os clientes, resolvem os problemas, criam novos produtos, etc.

Se o sucesso da empresa depende do desempenho da sua equipe, é natural concluir que equipes motivadas gerem resultados mais expressivos para a empresa. Mesmo assim, muitas empresas não dão a devida importância ao gerenciamento de pessoas e acabam perdendo, além de grandes talentos, importantes oportunidades.

As lideranças de muitas empresas ainda cometem erros graves na forma como se comunicam com seus colaboradores, como retêm informações que deveriam ser compartilhadas e nas estratégias que utilizam para engajar a sua equipe.

Mas como manter as suas equipes motivadas? Como estimular os seus colaboradores a darem o melhor de si e potencializar os resultados da sua empresa?

Segundo Jack Welch, que por duas décadas foi o CEO da General Eletrics “lidar com pessoas é muito fácil, basta desafiá-las, elogiá-las e recompensá-las.” Confira algumas dicas de como motivar a sua equipe e potencializar os resultados do seu negócio.

Desenvolva seu poder de persuasão!

Recompensar bons desempenhos é um dos segredos de equipes motivadas

Dentro de qualquer equipe, alguns profissionais trabalham duro e conquistam resultados acima da média. Para que estes continuem dando o melhor de si, e para outros se sintam motivados a seguir o seu exemplo, é importante que esse esforço seja devidamente recompensado.

Essa recompensa pode vir na forma de um prêmio, um bônus ou mesmo um elogio na frente da equipe, mas é importante que os líderes reconheçam trabalhos bem-feitos. O reconhecimento é uma ferramenta importante para manter as equipes motivadas.

Faça com que os colaboradores se sintam importantes para a empresa

Quando os colaboradores sabem onde a empresa quer chegar e qual o seu papel para que esse objetivo se concretize, eles se sentem parte importante do sucesso da estratégia organizacional.

Perceber que o seu desempenho é importante para o sucesso da empresa faz com que o colaborador se sinta reconhecido e, naturalmente, trabalhe com mais motivação.

Desafie os seus colaboradores

A estagnação é um dos aspectos que mais desmotiva dentro das organizações. Desafie os membros da sua equipe com novos projetos, com trabalhos que exijam o desenvolvimento de habilidades e competências. O desafio é uma ferramenta poderosa para manter as equipes motivadas.

Remunere o trabalho de forma justa

Pode parecer elementar dizer isso, mas muitas empresas perdem grandes talentos por não remunerar os seus profissionais da maneira adequada. É importante ficar sempre por dentro de como o mercado está remunerando cada função e, se não for possível pagar um pouco mais do que a média, tente ao menos não ficar abaixo dela. Lembre-se que a falta de remuneração pode desmotivar a sua equipe e que, nesse caso, o barato pode acabar custando caro para a sua empresa.

Por fim não esqueça, as equipes motivadas são o principal ativo de um negócio, portanto, não meça esforços para estimular o seu time e sua empresa, certamente, entrará numa trajetória de crescimento e sucesso.

Você está encontrando dificuldades para manter a sua equipe motivada? Já conhece o processo de coaching para equipes? Saiba mais sobre como essa ferramenta pode potencializar os resultados da sua empresa e até a próxima.

Compartilhar:

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *