Carreira - Trabalho - Emprego, Tudo sobre coaching

Pirâmide de Níveis Neurológicos e o Coaching

Para que o processo de coaching proporcione os resultados esperados e produza uma verdadeira transformação na vida do coachee (participante), é necessário ascender aos níveis do processo evolutivo dentro da pirâmide dos níveis neurológicos de aprendizagem.

Mas você já ouviu falar desse conceito? Sabe o que isso quer dizer?

O que é a pirâmide dos níveis neurológicos?

A pirâmide dos níveis neurológicos de aprendizado foi desenvolvida por Robert Dilts, um dos criadores da Programação Neurolinguística (PNL), e adaptado por outros mestres do desenvolvimento humano, como José Roberto Marques (do IBC) Mataforun e Berndlsert.

O principal objetivo da pirâmide dos níveis neurológicos é demonstrar a hierarquia do ser humano para a compreensão e importância do desenvolvimento de missão, propósito, visão, valores e legado de cada um, a fim de dar sentido à vida desta pessoa.

A partir da definição do objetivo geral, é possível reorganizar a vida dando sentido às suas ações, potencializando os seus resultados e tornando possível a realização dos seus sonhos.

O conceito utilizado no processo de coaching é uma adaptação da pirâmide dos níveis neurológicos, chamada de pirâmide do processo evolutivo, e foi desenvolvida por José Roberto Marques. Ela é formada por sete níveis, detalhados a seguir:

1. Ambiente

É o primeiro nível da pirâmide, e se trata de como os lugares e as pessoas com quem convivemos nos causam movimentos internos, ou seja, como tudo que está fora nos afeta.

2. Comportamento

O segundo nível da pirâmide, comportamento, representa nossas ações e como elas e as reações impactam o ambiente externo em que estamos inseridos.

3. Capacidades e Habilidades

O terceiro nível trata das capacidades e habilidades que temos para realizar as nossas atividades.

4. Crenças e Valores

O quarto nível da pirâmide trata das nossas crenças e valores, ou seja, os guias que influenciam nossas ações diárias. É importante destacar que nossas crenças constituem uma verdade pessoal e não universal, e que podem ser alteradas para potencializar os resultados que podemos alcançar.

5. Identidade

O quinto nível tem relação com a descoberta da nossa identidade. Quem eu sou? Quais são meus papeis? Qual a minha missão?

6. Afiliação

O sexto nível da pirâmide diz respeito a como o indivíduo está inserido no meio ao qual pertence. Com quem compartilho meus sonhos? Meus fracassos? Minhas conquistas? Nosso sistema de afiliação nos dá a sensação de pertencer a um meio.

7. Legado

E, por fim, o último nível da pirâmide está relacionado à espiritualidade, visão e propósito. Aqui, o foco é o legado, ou seja, a memória que deixaremos no universo. Ele desperta a consciência de que fazemos parte de algo muito maior e nos incita a ter uma visão mais ampla sobre o mundo e o significado da vida.

A ideia por trás da pirâmide do processo evolutivo é a mesma por trás da famosa pirâmide de Maslow, que fala sobre a hierarquia das necessidades do ser humano. O indivíduo parte de necessidades básicas e à medida que vai conquistando, se motiva para fazer o mesmos com as necessidades mais complexas.

Ao marchar em direção ao topo da pirâmide identificamos nossos valores, repensamos nossas crenças, o que impacta as nossas habilidades, capacidades e comportamentos e influencia o ambiente em que estamos inseridos. Quando provocamos mudanças nos níveis mais altos da pirâmide, todo o resto se altera.

Pensando em ajudar, criamos uma ferramenta para que você possa avaliar como você está com cada item dos níveis neurológicos. Basta preencher abaixo para ter uma “visão” mais clara sobre cada um dos itens.

Por fim: um bom processo de coaching vai fazer com o que o coachee caminhe pelos níveis da pirâmide em direção ao topo, defina o sentido da sua vida, e, a partir disso, oriente suas ações e seus esforços para a conquista dos seus objetivos.

Gostou do artigo?

Aproveite para compartilhar com sua rede. Aproveite também para se cadastrar e receber dicas, novidades, artigos e convites periodicamente no formulário abaixo:

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →