Objetivos de Vida

Por que a zona de conforto é um obstáculo para a mudança de vida?

Sair da zona de conforto e aplicar uma mudança de vida pode resultar em ganhos incríveis, mas muitas pessoas encontram dificuldades para o primeiro passo, o que situação é compreensível, afinal, esse é um espaço imaginário onde nos sentimos confortáveis por já saber do que se trata e como proceder.

Entretanto, a zona de conforto pode se tornar um obstáculo para quem quer realizar mudanças, crescer na carreira, se desenvolver profissionalmente e alcançar satisfação pessoal e profissional.

Quer saber por que isso acontece? Acompanhe!

O que é a zona de conforto?

A zona de conforto gera sensação de segurança, quando o indivíduo permanece com os mesmos pensamentos e comportamentos, sem grandes riscos.

Contudo, dificilmente ela estará relacionada com uma sensação de realização e felicidade. Muitas pessoas se sentem frustradas com a vida pessoal ou com a carreira, mas permanecem na zona de conforto por medo do novo.

Você tem problemas no trabalho e não enxerga perspectiva de melhora? Prefere deixar tudo como está a se arriscar em algo novo? Essas situações podem indicar uma dificuldade de sair dessa zona confortável, porém, para aplicar mudanças, é preciso romper essa barreira.

 

Por que ela pode impedir uma mudança de vida?

A zona de conforto torna o indivíduo estagnado, impedindo atitudes que são importantes para uma mudança de vida, como:

  • elaboração de um plano de ação para alcançar objetivos;

  • realização de cursos para desenvolvimento profissional;

  • estratégias para independência financeira;

  • cuidado com a saúde;

  • melhora nos relacionamentos.

Esse são alguns exemplos de como permanecer na zona de conforto pode afetar a sua vida. Se você está frustrado com o trabalho, por exemplo, precisa tomar atitudes para resolver essa situação. Saindo da zona de conforto e enfrentando desafios, você vai conhecer novas pessoas, assumir novas tarefas, desenvolver habilidades, melhorar as suas competências profissionais etc.

 

Como sair da zona de conforto?

Esse processo não vai acontecer do dia para a noite, mas algumas atitudes contribuem para mudar esse pensamento, enfrentar os desafios e realizar uma mudança de vida. Veja abaixo quais são elas!

#1. Faça uma reflexão sobre a sua vida

O primeiro passo é fazer uma reflexão sincera sobre a vida. Analise aspectos profissionais, pessoais, questões financeiras, saúde, relacionamentos e veja quais são seus objetivos em relação a isso.

Com essa atitude, provavelmente, você perceberá que há pontos que podem ser melhorados, e que isso ainda não acontece devido a um sentimento de conforto ou medo de mudança.

#2. Defina objetivos

Após fazer uma reflexão sobre a vida, avalie qual a sua zona de conforto e defina objetivos e metas para sair dela. Deseja mudar de emprego? Alcançar uma posição melhor na empresa? Equilibrar as contas e ter uma vida financeira mais saudável? Esse e outros objetivos podem estar na sua lista de resoluções.

Após essa etapa, estabeleça um plano de ação para realizar os seus objetivos e metas. Esse plano pode incluir o aprendizado de uma nova habilidade, a prática de esportes, novas experiências, realização de cursos, conversa com gestores, entre outras atitudes.

Pensando em ajuda-lo (a) a traçar objetivos utilizando melhor seus conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvemos a planilha Teoria do CHA. Com ela você poderá criar e desenvolver suas metas de forma simples e objetiva. Clica na imagem abaixo para fazer o download.

#3. Evite a procrastinação

A procrastinação pode ser um grande empecilho para quem deseja sair da zona de conforto e aplicar mudanças na vida. Sabe aquela desculpa de só começar a dieta na segunda-feira? Pois bem, esse pode ser um indicativo de auto sabotagem e procrastinação.

Sendo assim, se você definiu os objetivos e metas de vida e decidiu sair da zona de conforto, comece a aplicar as mudanças hoje mesmo! Você pode começar por etapas e metas pequenas, o importante é dar os primeiros passos.

 

Mantenha a motivação para aplicar mudança de vida

Sair da zona de conforto pode ser desafiador, mas é preciso manter a motivação ao longo do processo. Uma atitude positiva é conversar com outras pessoas, fazer mentoria e coaching. Ao dividir os seus objetivos e ter o apoio de outras pessoas, sua motivação tende a aumentar.

Outra dica é fazer listas com os seus objetivos, sonhos e desejos e deixar em um local visível para você se lembrar de que, muitas vezes, será preciso sair da zona de conforto e enfrentar desafios para alcançá-los.

Esses são alguns dos passos para sair da zona de conforto. Contudo, para alcançar bons resultados, é importante investir no autoconhecimento, manter a foco e a disciplina e estabelecer um plano de ação para ter uma mudança de vida – e o coaching pode te ajudar em todos esses pontos!

Gostou dessas dicas?

Aproveite para compartilhar com sua rede.

Aproveite também para se cadastrar e receber dicas, novidades, artigos e convites periodicamente no formulário abaixo:

 


 

objetivo profissional, plano de carreira, currículo, primeiro emprego, objetivo profissional, projeto de vida, planejamento comercial, planejamento pessoal, como saber que faculdade fazer, tomada de decisão

Tagged , , , , , , , ,

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →