Coaching, Metas Pessoais e Profissionais

Como colocar em prática as resoluções de começo de ano

Tempo de leitura: 5min 9 seg.

Se preferir ouça:

O final de ano é uma época em que muitas pessoas colocam na balança seus erros e acertos, analisam as metas que foram atingidas, os projetos que acabaram ficando para trás e definem as suas resoluções para o ano seguinte.

O processo de criar uma lista de resoluções de começo de ano é extremamente importante para você ter um norte e saber em que direção seguir para conquistar os seus objetivos, mas, evidentemente, não é suficiente.

Prova é: quantas das suas resoluções do ano passado acabaram não se concretizando? Muitas pessoas sequer se lembram das resoluções que definiram no ano anterior.

Por isso, não basta criar uma lista de desejos. É fundamental definir estratégias para transformar esses sonhos em realidade. Confira a seguir, algumas dicas de como colocar em prática as resoluções de começo de ano e conquistar os seus objetivos.

Defina objetivos alinhados aos seus valores:

O primeiro erro que as pessoas cometem é definir mal os seus objetivos. Quando os objetivos que você define não estão verdadeiramente alinhados com quem você é, o caminho natural é o fracasso. Afinal, você vai se sentir menos motivado a perseguir um sonho que, no fundo, você não tem, não é mesmo?

Dizer isso pode parecer elementar, mas para definir objetivos verdadeiramente alinhados aos seus valores, é preciso passar por um profundo processo de autoconhecimento, o que inclui a destruição de crenças limitantes, o reconhecimento do que verdadeiramente é importante para você, a identificação dos seus pontos fortes, fracos, etc.

Muitas pessoas definem as suas resoluções de começo de ano com base em expectativas e pressões externas, e acabam nunca se sentindo satisfeitas, mesmo quando alcançam suas metas. Por isso a importância de definir resoluções alinhadas com quem você é!

Defina resoluções de começo de ano realizáveis:

Quando você define uma meta inatingível, acaba não sentindo motivação para dar os primeiros passos em direção ao seu objetivo.

Por exemplo, se você é sedentário, no lugar de se propor a chegar no final do ano concluindo uma prova de triátlon, se proponha a correr 10 quilômetros. Se você quer fazer a sua empresa crescer, estruture um crescimento possível dentro do cenário econômico existente.

É importante sempre definir objetivos realizáveis e não tentar dar um passo maior do que a perna.

Crie um plano de ação para alcançar cada objetivo:

Depois de definir onde você quer chegar, é a hora de estruturar o caminho para chegar lá. Cada resolução de começo de ano deve vir acompanhada de um plano de ação contendo o passo a passo do que deve ser feito para conquistar esse sonho.

Crie planilhas, listas, escreva os próximos passos no espelho…se organize! A estruturação dos seus planos de ação pode consumir um pouco de tempo e energia, mas, sem essa etapa, suas resoluções serão apenas intenções.

Tenha disciplina:

Depois que você definiu o que precisa fazer para conquistar o seu objetivo, é hora de seguir o passo a passo que foi determinado. Simples, não é? Mas, infelizmente, é nessa etapa que as resoluções de começo de ano da maioria das pessoas sucumbem.

É fundamental ter disciplina e não perder os seus objetivos do foco.

Procure ajuda de um profissional:

Definir objetivos realizáveis e alinhados aos seus valores, saber quais são os seus valores, estruturar o caminho para a conquista dos seus objetivos e ter disciplina para realizar as ações necessárias podem ser processos muito mais simples quando você conta com o auxílio de um profissional.

Você já conhece o processo de coaching? O coaching é uma ferramenta utilizada para desenvolvimento pessoal, profissional ou empresarial, cujo principal foco é a aceleração de resultados. Saiba mais sobre o processo e conquiste todos os seus objetivos do ano recebendo uma apresentação sobre como funciona, para quem é e não é indicado e muitos outros através do Open Mind, nosso assistente virtual. Clica aqui para conversar com ele e receber agora sua apresentação sem compromisso.

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →