Blog Megaplay

28/06/2018

Por que sair da zona de conforto para conquistar metas?

Por que sair da zona de conforto para conquistar metas?

O medo da mudança faz com que muitas pessoas fiquem na zona de conforto, e essa situação pode representar um empecilho para quem deseja conquistar metas.

Sair de um ambiente seguro não é algo simples, no entanto, é preciso enfrentar as mudanças na rotina e de comportamento para alcançar realizações na vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Sendo assim, é importante reconhecer sua zona de conforto e buscar formas para ultrapassá-la. Quer entender como fazer isso e como seguir por novos caminhos? Então, continue a leitura e veja nossas dicas sobre o assunto!

O que é a zona de conforto e como ela o impede de conquistar metas?

A zona de conforto pode ser definida como uma série de comportamentos que se torna rotina e faz com que as pessoas fiquem acomodadas diante de determinadas situações. Ela pode ser percebida na vida profissional quando a carreira está estagnada, no âmbito pessoal em situações que geram frustrações, mas que não são modificadas por receio do novo, entre outros casos.

Veja alguns sinais que podem indicar a permanência na zona de conforto:

  • Falta de motivação;

  • Frustração;

  • Situações previsíveis;

  • Desculpas frequentes para não realizar ou modificar algo;

  • Desempenho bom, mas limitado.

A zona de conforto impede a conquista de metas, pois ao permanecer em uma situação confortável, o indivíduo deixa de enfrentar desafios e etapas significativas para que ele se desenvolva e alcance as realizações que deseja. Para ter crescimento profissional, por exemplo, é preciso enfrentar mudanças, conhecer pessoas, aprender coisas novas etc.

O mesmo vale para empreendedores, já que, para o sucesso do negócio, é importante ter uma certa dose de ousadia e um risco calculado para investir em novos produtos ou serviço, ampliar o mercado de atuação, aproveitar as oportunidades para melhorá-lo, entre outras situações.

Como sair da zona de conforto

Quando se fala em sair da zona de conforto, algumas pessoas imaginam que é necessário jogar tudo para o alto e começar do zero. Entretanto, na maioria das vezes, isso acontece aos poucos e pode ser feito de forma calculada.

O primeiro passo é reconhecer sua zona de conforto e buscar formas para sair dela, assim, você conseguirá conquistar metas. Também é preciso estar preparado para as situações que você não poderá controlar ou gerenciar, afinal, seguirá por um caminho novo e é comum acontecer momentos como esses. Diante de alguma dificuldade, a tendência é que retornemos para uma situação confortável e familiar, por isso, é necessário manter o foco para alcançar esse objetivo.

Veja algumas dicas para sair da zona de conforto:

  • Reconheça seus limites;

  • Dedique-se a novas situações e experiências;

  • Modifique hábitos;

  • Aprenda algo novo;

O papel do coaching nesse processo

Ultrapassar a barreira da zona de conforto é um processo difícil para a maioria das pessoas, pois envolve o medo de se arriscar em algo novo. Diante disso, é preciso se conhecer profundamente para controlar esses medos e conquistar metas.

Uma etapa importante, e que o treinamento de coaching pode ser extremamente útil, é o autoconhecimento, assim você conseguirá reconhecer seus limites e as situações em que está acomodado, por exemplo, além de entender melhor seu perfil, desejo, virtudes e metas, e buscar formas de alcançá-las.

O coach auxilia os participantes nesse processo de compreensão sobre si mesmo e para que eles estabeleçam as melhores formas de sair da zona de conforto. Além disso, o treinamento atua em diferentes aspectos, possibilitando um melhor gerenciamento de tempo, motivação e confiança.

Dificilmente você vai conquistar metas se ficar parado em um mesmo lugar, sendo assim, é fundamental enfrentar as mudanças e buscar a evolução na vida. Não deixe que o medo paralise suas ações e se torne um obstáculo na realização de seus sonhos.


Por que é importante sair da zona de conforto para conquistar as suas metas.

Voltar
Compartilhe
Comentários

Coaching de reconhecimento

Somos certificados

Somos certificados: International Coaching Community
Somos certificados: Lambent
MAIS DEPOIMENTOS