Blog Megaplay

11/07/2018

Por que a falta de engajamento é um problema de gestão?

A falta de engajamento da equipe, muitas vezes, é vista como falha no recrutamento, e isso pode, sim, acontecer, entretanto, na maioria dos casos, esse é um problema de gestão.

Os gestores e líderes devem estabelecer estratégias para garantir o engajamento e a motivação dos funcionários, como treinamento e um bom ambiente de trabalho. Além disso, é preciso ficar atento aos sinais de desinteresse e à falta de comprometimento dos colaboradores com as metas e as atividades da empresa, buscando soluções para isso.

Você está enfrentando esse problema em sua equipe? Continue a leitura e veja nossas dicas sobre o assunto.

Sinais de falta de engajamento

Profissionais engajados e comprometidos com a empresa têm melhor motivação e produtividade, influenciando positivamente nos resultados do negócio. Por outro lado, aqueles que apresentam falta de engajamento, geralmente, não cumprem as tarefas nos prazos estabelecidos ou se interessam pelas atividades da empresa, entre outras situações que prejudicam o trabalho de toda a equipe. Veja mais alguns exemplos:

  • Relaxamento com prazos e metas;
  • Falta de criatividade;
  • Desinteresse pelas atividades da empresa;
  • Problemas de relacionamento ou comunicação com outros membros da equipe;
  • Falta de ideias ou colaboração nos projetos;
  • Produtividade irregular.

Muitos gestores enfrentam esses e outros problemas relacionados à falta de engajamento, e isso acontece em empresas de variados portes e segmentos. Contudo, é preciso investigar o comportamento dos colaboradores e as causas de isso acontecer para adotar medidas preventivas e que também solucionem o problema.

Fatores que influenciam o engajamento da equipe

A falta de engajamento não precisa ser resolvida com a demissão dos funcionários ou a troca de membros do time - analisar alguns fatores da empresa pode te ajudar a contornar isso.

Uma etapa importante para melhorar o engajamento é analisar o comportamento dos profissionais, o ambiente de trabalho e a cultura organizacional para entender o que está gerando a insatisfação. Será que a falta de engajamento é ocasionada por metas inalcançáveis? Falta de feedback? Cargo e atividades incompatíveis com o perfil dos funcionários? Excesso de trabalho? Avalie essas e outras questões para definir qual a estratégia mais adequada para minimizar o problema.

Treinamento

Treinar os colaboradores é um passo relevante para o engajamento e a motivação, assim, eles entenderão melhor qual seu papel para o sucesso do negócio, as metas, projetos e processo da empresa, além de conhecer outras etapas e áreas da organização.

O treinamento pode ser realizado pelos gestores para estreitar o relacionamento e a comunicação com a equipe. Além disso, essa ferramenta também é positiva para capacitar o time para determinadas tarefas e o desenvolvimento de habilidades profissionais.

Valorização dos funcionários

Os funcionários que se sentem valorizados, geralmente, apresentam melhor engajamento com as atividades e com a empresa. Nesse sentido, é importante que os gestores reconheçam e valorizem o trabalho realizado, além de investir em benefícios e premiações para o time.

Atuação de gestores e líderes

A atuação dos gestores e líderes é um fator relevante para manter as equipes motivadas e engajadas. Dessa forma, é preciso estabelecer metas claras e objetivas, oferecer feedback, acompanhar a realização do trabalho, ouvir a opinião do time, implementar melhorias nos processos, entre outras atitudes.

Coaching para empresa

Se você está com dificuldades de aumentar o engajamento, investir em coaching para sua empresa pode ser uma solução extremamente positiva. O treinamento é benéfico para identificar as características da organização, os problemas da equipe e as melhores formas de resolvê-los.

Com o coaching, você terá a oportunidade de analisar as forças e as fraquezas do time, o que precisa ser aprimorado, entre outros elementos. Além disso, o processo auxilia os líderes para que desenvolvam as habilidades necessárias e engajem e motivem os funcionários na rotina empresarial.

A falta de engajamento é um problema sério para a empresa, pois compromete a produtividade do negócio, sendo assim, é fundamental investir em técnicas e estratégias para resolver essa questão.

Saiba por que a falta de engajamento é um problema de gestão e faça a diferença.

Voltar
Compartilhe
Comentários

Coaching de reconhecimento

Somos certificados

Somos certificados: International Coaching Community
Somos certificados: Lambent
MAIS DEPOIMENTOS