Carreira, Objetivos Profissionais

Você sabe qual a sua identidade profissional?

Muitas pessoas não conhecem a identidade profissional, o que pode gerar insatisfação e atrapalhar o crescimento na carreira.

Se você estiver se perguntando porque isso acontece, um dos motivos é que, ao não conhecer e estruturar a sua identidade profissional, é comum deixar de investir e aprimorar habilidades importantes para a sua carreira, o que pode comprometer o seu desenvolvimento.

Diante da importância da identidade profissional, preparamos algumas dicas sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a identidade profissional?

Ela está relacionada às características que o representam como profissional, e vai além da sua ocupação ou área de atuação.

Esses atributos diferenciam as pessoas e são formados por experiências anteriores, ambiente social, valores, personalidade etc. A identidade profissional vai direcionar a forma como o indivíduo pensa, age e a imagem que ele transmite às outras pessoas. Esse conjunto de características pode ser positivos ou negativos, tais como liderança, dinamismo, autenticidade, dedicação, desatenção, desorganização, entre outras.

Conhecer a sua identidade profissional e entender como você quer ser percebido no trabalho é significativo, pois, assim, é possível planejar melhor a sua carreira e investir em melhorias para alcançar o reconhecimento e a satisfação.

Por outro lado, é comum que alguns profissionais enfrentem uma crise de identidade no trabalho, o que pode acontecer, por exemplo, por uma mudança nos valores e objetivos no decorrer da vida, já que, muitas vezes, a escolha da profissão é feita ainda na juventude.

Nesses casos, é preciso fazer uma reflexão sobre o rumo da carreira e a identidade profissional para adaptá-la, evitando frustração, ansiedade, estresse, entre outros sintomas.

Como conhecer e construir a sua identidade profissional?

Como vimos, a identidade profissional é influenciada por diversos fatores. Entretanto, ela não é fixa, sendo possível desenvolver as suas virtudes e aprimorar os seus pontos fracos. Veja alguns passos para isso.

Invista no autoconhecimento

Entender quais são seus objetivos, sonhos, valores, motivações e aptidões é essencial para conhecer o seu perfil profissional. Sendo assim, é preciso se dedicar ao autoconhecimento. Analise os seus hábitos, experiências anteriores, históricos de sucesso e fracasso e faça listas para identificar características positivas e negativas.

Seja sincero consigo

Não tente se enganar disfarçando habilidades que não têm ou minimizando os seus defeitos. É necessário investir no autoconhecimento com sinceridade. Dessa forma, você vai aprimorar as suas características profissionais para adequá-las aos seus valores e objetivos de vida.

Busque um coaching

O processo de coaching pode auxiliá-lo no autoconhecimento e na construção da sua identidade profissional. O coach tem experiência na área e pode guiá-lo por meio de técnicas e ferramentas para que você consiga alinhar o rumo da sua carreira ao seu perfil. O processo é positivo para quem quer conhecer e construir a identidade profissional e para quem está em crise e deseja aplicar mudanças na carreira.

Conhecer a sua identidade profissional é um passo importante para alcançar a realização nesse aspecto da vida. Por isso, dedique um tempo para realizar esse processo, e, se ficou com alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. Até a próxima!

 

Compartilhar:
Tagged , , , ,

About Rogério Oliveira

Coach Executivo e de Vida Internacional certificado pela Illuminata/ICC (International Coaching Community). Practitioner em PNL Sistêmica certificado pela Illuminata/Lambent do Brasil. Sócio-diretor da Megaplay Coaching. Empreteco (SEBRAE/SP) e empresário, atuando há mais de 20 anos como empresário, gestor e líder.
View all posts by Rogério Oliveira →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *